O GUIA

Informações relevantes das empresas do Pará.

GUIA INDUSTRIAL DO PARÁ 2013


O Cenário Econômico.

O Pará conta com, aproximadamente, 7.000 unidades industriais espalhadas em seu vasto território.

Até 2016, o estado deverá receber cerca de R$ 150 bilhões, dos quais 90% são provenientes da iniciativa privada. A indústria tem grande participação nessa injeção de recursos que a economia vem recebendo. Projetos minerais de grandes proporções, como o S11D, da Vale, localizado em Canaã dos Carajás, fará com que a produção de minério de ferro seja duplicada, atendendo as demandas do mercado internacional.

Assim como o S11D, outros projetos industriais serão responsáveis pelo incremento na economia. Além de injetar recursos, expandir e modernizar a produção e gerar mais emprego, os grandes projetos industriais tem o potencial de dinamizar a cadeia produtiva, estimulando o crescimento econômico das micro, pequenas e médias empresas, que acabam se transformando em fornecedoras de bens e serviços.


Qual a importância do Guia Industrial?

A publicação e divulgação do Guia Industrial do Pará, possibilita a difusão de informações sobre as empresas industriais paraenses, com intuito de aproximar e articular interesses de empresas detentoras de tecnologias, e das fornecedoras de produtos e serviços às empresas compradoras. Essa lógica estimula a geração de novos negócios interna e externamente, além de servir como um importante instrumento de atração de novos investimentos e ampliação daqueles já existentes e previstos no estado do Pará.


O que nos impulsiona para a publicação do Guia Industrial?

A ausência desse importante instrumento de promoção e articulação de negócios, comprovadamente, indica tanto para o setor produtivo quanto ao setor público uma lacuna na construção e no fortalecimento da Política Industrial.

O Pará presencia um momento favorável e de crescimento de sua economia em razão, sobretudo, dos investimentos anunciados e amplamente divulgados pela FIEPA e que sugere uma nova dinâmica na economia local para os próximos anos.

Consequentemente, a tudo o que está se consolidando no Pará do ponto de vista de novos investimentos, faz-se necessária disponibilidade de informações estratégicas organizadas e atualizadas sobre as indústrias paraenses, a fim de subsidiar as ações estruturadas e qualificadas dentro das cadeias produtivas do Estado.

Ainda no contexto dessa Guia, a seriedade e a certeza da qualidade das informações disponibilizadas, tornam-se imprescindível na agregação de valor analítico para os tomadores de decisão empresarial, sobretudo aqueles que demandam por informações empresariais, a partir de localidades externas ao Pará.

Portanto, a difusão do perfil das indústrias paraenses, se constitui em um instrumento e fonte de informações que, além de promover as indústrias locais aproxima novos investidores, subsidia a elaboração de estudos de mercado e apresenta a infraestrutura local disponível.


FAZER

LOGIN